quarta-feira, 6 de abril de 2011

Somos grãos de areia


Existe muita gente arrogante... Porém, a arrogância é um sentimento que não deve ser cultivado pois não há espaço em nós para isso, somos muito pequenos diante de uma obra tão grande para nos considerarmos tão importantes ao ponto de estar acima de alguém... Somos sim importantes, apenas não mais do que um semelhante nosso.
Vou citar aqui, resumidamente, um trecho de um livro do prof. de filosofia Mario Sergio Cortella, onde ele tem a resposta para alguém que dispara a famosa pergunta "Sabe com quem você está falando?"
Resposta: A ciência calcula que existam em nosso universo aproximadamente 200 bilhões de galáxias, sendo que uma delas é a nossa. Em nossa galáxia, existem aproximadamente 100 bilhões de estrelas, sendo uma delas o Sol e, em volta dele, alguns planetas, dentre os quais a Terra. Em nosso planeta, se calcula que existam 3 milhões de espécies de vida classificadas, sendo que somos uma delas. Esta espécie a qual pertencemos é composta por aproximadamente 6,4 bilhões de indivíduos, sendo que um deles é você.
Você é um entre 6,4 bilhões de indivíduos, pertencente a uma única espécie, entre outras 3 milhões de espécies possíveis, que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias em um universo que pode não ser o único.
Portanto, quando alguém te perguntar "Sabe com quem você está falando?", pergunte se essa pessoa tem um tempo para que você possa dar a sua resposta. Resumindo, somos grãos de areia diante da Obra Divina.

Um comentário: