quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Orgulho ou Ego?


A maior parte das decisões e atitudes que tomamos nos diversos momentos da vida estão associadas ao nosso orgulho ou ao nosso ego?
Na minha humilde opinião, considero que somos conduzidos pelo ego além do que seria o ideal para um equilíbrio. Se precisamos agir impulsivamente, em geral acabamos sendo um tanto egoístas tentando o tempo todo expor somente as nossas opiniões e, assim, nos falta até mesmo o bom senso em simplesmente saber ouvir. Creio que o orgulho deve fazer parte do amor próprio, de nossos feitos, de nossas origens e de não se deixar conduzir por opiniões alheias que nos desvalorizem. Claro que essa forma de agir deve ser praticada com bom senso, ou então iremos apenas nos impor o tempo todo sendo bastante intolerantes, dando muito espaço ao nosso ego.
O ego pode tomar conta de nossa personalidade se pensarmos o tempo todo somente naquilo que queremos realizar, deixando de lado também o que precisamos fazer e que muitas vezes leva em consideração o bem estar alheio, em um processo de doar-se. Enquanto vivermos como seres isolados visando o próprio bem estar, infelizmente seremos egoístas. Então conseguimos as conquistas tão desejadas e aí ficamos orgulhosos disso. Neste ponto, erramos duplamente distorcendo o verdadeiro conceito do que o orgulho representa e continuamos sendo egoístas.
O ideal é agir equilibradamente, e, para tanto, sempre haverá espaço para o bom senso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário