quarta-feira, 11 de abril de 2012

Espontaneidade!


Em qualquer ocasião da vida, sempre que se puder agir de forma espontânea, será melhor. Tudo o que é natural nos faz bem, incluindo nosso comportamento.
O ser humano não é programado para agir de forma artificial, manter as aparências e ter seu comportamento moldado. O conjunto destes fatores torna-se, aos poucos, hipocrisia.
Vivemos atualmente em uma sociedade que praticamente cobra a hipocrisia de seus membros, pois para se manter um convívio saudável e, muitas vezes, apenas poder obter e manter um trabalho formal, não é levado em conta em primeiro plano o que você pensa, mas sim sua capacidade de inserção no contexto. A tal da politicagem é a desculpa utilizada para mascarar tudo isso.
Não digo de forma alguma que devemos sair dizendo o que for sem nos importar se as palavras irão ferir ou não, mas me refiro ao fato de que devemos agir naturalmente. Quanto mais tentarmos controlar nossos instintos com a racionalidade (a mesma que destrói a natureza para manter as engrenagens em funcionamento), mais iremos registrar em nosso inconsciente as coisas que acreditamos não poder dizer ou fazer.
A questão é: por quanto tempo qualquer pessoa pode resistir a tudo isso? Todos precisamos, em algum momento, dizer o que sentimos ou fazer o que desejamos. Poderia ser bem mais simples...

Nenhum comentário:

Postar um comentário