terça-feira, 27 de junho de 2017

Cuidado com o comportamento defensivo

20 - Jardim / 14- Raposa / 6-Nuvens

O jardim representa o nosso domínio, a delimitação do espaço onde atuamos. É neste espaço (20) que construiremos o que julgarmos melhor, é onde as nossas decisões serão tomadas e as consequências assumidas. Nos baralhos nacionais, a palavra "família" aparece nesta carta, exatamente pelo fato de ser o espaço no qual mais atuamos.

Sabemos, entretanto, que nem tudo o que acontece em família nos parece transparente. É normal, em dados momentos, ficarmos desconfiados (14) em relação à postura de alguém que convive conosco. Nossa desconfiança, por outro lado, não é sinônimo de que algo realmente está errado.

Talvez tudo seja apenas falta de mais alcance de nossa compreensão para entender o que acontece (6). Diante de tal situação, geralmente assumimos um comportamento defensivo, no qual a cautela e a desconfiança estão presentes (14). Porém, nuvens são passageiras e o que não é claro para nós agora, provavelmente logo poderá ser.

A moral da história aqui é a de que precisamos ser lúcidos quanto à dose de nossos comportamentos defensivos, os quais surgem simplemente porque não conseguimos entender algo tanto quanto gostaríamos (6). O exagero na dose pode acabar prejudicando desnecessariamente o nosso convívio com pessoas próximas, desgastando assim as relações familiares (20).

Arte do baralho Celtic Lenormand

Nenhum comentário:

Postar um comentário