sexta-feira, 13 de julho de 2018

Quando terminou a perseguição à Bruxaria?


Sabia que somente em 1951 a última lei contra a bruxaria foi abolida na Inglaterra? Isso equivale a dizer que há pouco mais de 50 anos os praticantes de bruxaria deixaram de ser perseguidos pela justiça pelo simples fato de exercerem sua religião.

É muito pouco tempo! Principalmente se pensarmos em termos religiosos. Quando falamos em Inquisição, temos o hábito de pensar que se trata de algo localizado em um passado extremamente distante, mas o renascimento da bruxaria de forma livre é, na realidade, bastante recente.

Após o ano de 1951, com caminho aberto para as práticas mágicas, foi quando Gerald Gardner passou a ter a preocupação de fazer com que a Wicca, sistema moderno de bruxaria aliando práticas ancestrais às necessidades atuais, fosse divulgada e assimilada pelos mais jovens. Para isso, ele considerou que o melhor caminho seria a escrita.

Lançou os livros "A Bruxaria Hoje", em 1954 e "O Significado da Bruxaria", em 1959. Muito, ou quase tudo, do que conhecemos e praticamos em WIcca, veio com Gerald Gardner. Sua tradição, a Gardneriana, foi a primeira organizada a partir desta concepção da bruxaria moderna. Posteriormente, foram muitas as tradições e grupos que beberam desta fonte, organizando-se tal qual a própria conveniência para celebrar aos deuses antigos e à natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário